Carolline Mikosz

Sua frase principal no seu dia a dia é Não tenho tempo! Então tente seguir as dicas abaixo. Assim poderá estar prevenindo-se de problemas como estresse, depressão e ansiedade.

  1. Reveja seus OBJETIVOS. Decida o que quer eliminar em seu dia, no trabalho, no fim de semana, etc.
  2. Faça uma LISTA das coisas que você acha que tem de fazer e das coisas que gostaria de fazer, com uma estimativa de horário.
  3. Se as tarefas e atividades excederem o tempo disponível, decida sobre as PRIORIDADES. O que precisa ser feito hoje, o que pode esperar, e até quando. Posso delegar alguma coisa a alguém? Se puder, para quem? O que acontecerá se não fizer X? Se não vai acontecer nada, considere a omissão de X.
  4. Selecione uma ORDEM ou SEQÜÊNCIA para as tarefas a serem realizadas. Procure o tipo de seqüência que lhe for mais adequada. Por exemplo, algumas pessoas acham que o dia se torna mais agradável se começarem por uma tarefa que têm obrigação de fazer, e depois passarem para uma atividade que apreciam. Dessa maneira, têm a expectativa de algo agradável que os aguarda, e a tarefa desagradável não vai atormentá-las o dia todo.
  5. Procure realizar UMA TAREFA POR VEZ, e procure TERMINAR o que começou. Não pule de uma tarefa para outra deixando para trás uma grande quantidade de atividades parcialmente concluídas. Se agir assim, o mais comum é cada tarefa levar mais tempo para ser realizada, pois muito tempo é perdido ao se começar constantemente, e as tarefas incompletas continuam em sua cabeça, interferindo na tarefa do momento.
  6. Não se apresse em fazer uma atividade imediatamente após a outra. Faça uma PAUSA. Planeje INTERVALOS curtos e tempo para relaxar; hora do chá, hora do almoço, tempo para si mesmo.
  7. REVEJA as prioridades e seu progresso até o final do dia.
  8. Preste atenção à PROTELAÇÃO. Você está adiando as atividades por estar se exigindo padrões muito altos? Está sendo irrealista a propósito do que consegue fazer? Pode fazê-lo agora e ficar livre?
  9. Ao final do dia, LEMBRE-SE daquilo que conseguiu e DÊ MÉRITO A SI MESMO.

Este artigo ajudou você? Deixe seus comentários abaixo, ou clique ao lado e nos envie uma mensagem.